segunda-feira, 1 de março de 2010

A imagem da mãe ideal

Por Samy Molcho*

Como deveria ser a mãe ideal? É melhor que não se pareça com a imagem costumeira que se faz dela. As mães que desempenham bem seu papel, e isso acontece em geral de modo inconsciente, embora também às vezes conscientemente, precisam reprimir sua personalidade se ela não corresponder à imagem da mãe ideal.


A mãe ideal está sempre arrumada e limpa, foi evidentemente uma boa aluna, tudo corre bem sob seu comando, ela não chora, nada lhe dói, está sempre sorridente, mostra cuidado, atenção, é paciente e perfeita em tudo.

Com essa imagem de mãe, a criança fica com um problema: ou as pessoas estão mentindo, ou ela própria, a criança não é normal. Afinal, sente dor muitas, mancha a toalha e chora quando não consegue o que quer. Em outras palavras, todos os comportamentos naturais que a criança manifesta em si mesma, embora nunca nas imagens idealizadas, vão gerar frustação e sentimentos de inferioridade.

Assim a mãe que também às vezes grita, chora e mancha a toalha é um alívio para a criança, e nunca uma legitimação de erros. Mas derramar coisas faz parte da vida, assim como a falta de beleza. A criança precisa aprender desde o começo que não existe a cultura da limpeza e que os erros ocorrem, embora tentemos evitá-los na medida do possível. O certo e o errado também convivem nela própria.


*Samy Molcho é autor do livro "A Linguagem Corporal da Criança", editora Gente.