segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Sorrisão


Mamãe, existe coisa mais gostosa que uma risada? Pois é, Caiozinho tá começando a rir de brincadeiras - aquelas risadas com barulho e tudo! Aliás, ele nem tinha feito dois meses ainda, e já dava o chamado sorriso social. Hoje, ri para tudo e para todos. Até na fila do supermercado!

O sorriso social é uma bocona aberta, com a língua de fora, formando a carinha mais linda do mundo, como essa aí da foto. Mas eu sempre quis saber sobre aquele outro sorriso, que aparecia quando ele tinha só alguns dias de vida. Sempre fiquei na dúvida se aquilo era só um reflexo, ou se realmente expressava uma satisfação. até que achei o seguinte texto:

"O primeiro sorriso de um bebê enche de alegria e orgulho toda mamãe e papai, mesmo quando na realidade se trata de um pré-sorriso: uma espécie de reflexo que ele pode demonstrar nas primeiras semanas de vida mas que ainda não tem o significado de um sorriso. Quase sempre, se manifesta em resposta a um som, uma voz, ou simplesmente para demonstrar satisfação ao fim da mamada. Um sorriso mais genérico chega no final do primeiro mês de vida, quando o bebê começa a elaborar a expressividade. Mas, por mais que seja um sorriso aberto e comova os pais e avós, é somente um aceno de saudação à visão de um vulto familiar. Para o sorriso consciente, que é aquele que o bebê presenteia somente a quem quer e com uma intensão bem definida, é preciso esperar ainda um pouco mais. Em geral por volta do terceiro mês de vida, o bebê começa a entender os instrumentos de que dispõe para se "fazer entender": aprendeu que se gritar por fome ou porque se sente sujo, alguém virá rapidamente, se chora por se sentir só a mamãe chega logo logo para pegá-lo no colo, e se quer demonstrar satisfação por algo de belo que tenha visto (quase sempre o rosto da mãe) sorri confiante em resposta. Uma dica importante: neste período o bebê frequentemente sorri também por imitação. Por isso, sorria bastante para seu filho, como verdadeiras demonstrações de alegria, pois muito provavelmente ele crescerá mais alegre e extrovertido."

Ps.: O texto todo é bem legal, e fala, inclusive, da descoberta das mãozinhas - fase na qual Caio está entrando. Depois falo sobre esse tema também. O texto inteiro está aqui.
Burp!
.

2 comentários:

Lea disse...

Shiu, acabei de conhecer seu novo blog e achei muuuuiiiitttoo fofo.

Parabéns pelo blog e pelo lindo Caio que o inspira.

bjs

Shirley de Queiroz disse...

Que bom que você gostou, Léa! Espero que, em breve, você também viaje na hora do arroto, rsss....