terça-feira, 15 de julho de 2008

Dois meses: vacinas


Hoje é aniversário de Caiozinho. Meu rapaz completa dois meses. Em vez de festa, ele ganhou vacinas!! Já havia recebido as vacinas BCG e Hepatite B. Agora foi a vez da Anti-pólio, da Tetravalente e da Rotavírus. Dessa vez ele pode apresentar reações como dor no local e febre.

E já que a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, sempre é bom saber pra quê cada uma delas serve:

BCG - Proteção contra as formas graves da tuberculose, doença contagiosa, produzida
por bactéria que atinge principalmente os pulmões. A criança toma uma dose, ainda na maternidade.
Hepatite B - Proteção contra hepatite B, doença causada por um vírus e que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. A Hepatite B é grave, porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do fígado e, na idade adulta, levar ao câncer de fígado.
Anti-pólio - Proteção contra a poliomielite ou paralisia infantil, doença contagiosa, provocada por vírus e caracterizada por paralisia súbita, geralmente, nas pernas.
Tetravalente - Proteção contra a difteria, o tétano, a coqueluche e um tipo de meningite. A difteria atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele, onde provoca placas branco-acinzentadas.
Rotavírus - Proteção contra o vírus da família Reoviridae que causa diarréia grave freqüentemente acompanhada de febre e vômitos. O bebê toma duas doses, aos 2 e 4 meses de idade

2 comentários:

. disse...

vc idealizou o blog e nem me avisou!!!

Ficou lindo!

Parabéns às mamães!

só n vou poder fazer comentários muito especificos...

Beijos!

João Pedro disse...

Parabens! ficou bom seu blog, depois visite o meu: jpsabadini.blogspot.com.br

Sou um visitante