quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Torcicolo Congênito

Faz alguns dias que eu percebi. Caiozinho tem ficado sempre com o pescoço inclinado para a direita. Percebi também que, quando tentava virar a cabecinha pro outro lado, doía um pouco. Fiquei observando meu rapazinho e confirmei que não era impressão minha: ele está com o pescoço um pouco torto.

O ortopedista que visitamos ontem disse que ele tem Torcicolo Congênito. Muitas vezes, a forma como a criança é tirada do útero - no caso daquelas que nascem de parto cesáreo, como o meu Caio - causa um pequeno torcicolo. O problema pode ser causado depois também, como acho que é o caso, por um movimento de mal jeito, a forma como dormiu ou como foi segurado no colo.

O torcicolo causa um machucadinho no músculo, uma fibra. O bebê percebe que dói quando movimenta a cabeça para o outro lado, então fica com a cabeça inclinada. Não é nada tão complicado, mas quando a gente vê o pescocinho torto, logo fica preocupada - tanto que li vários relatos de mãe em fóruns virtuais.

Além disso, enquanto o bebê cresce, a fibra aumenta e, conseqüentemente, a inclinação do pescoço também. Tratado logo, o torcicolo é curado com fisioterapia, mas, com o passar do tempo, pode ser necessária uma pequena cirurgia.

Descartada a hipótese de problema na coluna ou algo assim, o ortopedista solicitou dez sessões de fisioterapia. E que, nas brincadeiras em casa, fóssemos movimentando o pescoço pro outro lado, bem sutilmente, claro, para não machucar meu príncipe.

Assim que começarmos os exercícios na clínica, coloco os resultados aqui.


Mais informações sobre torcicolo aqui.

Burp!

.

3 comentários:

Pedro Gameiro disse...

Boa tarde,

O meu Rafael sofre do mesmo mal.

vamos ver se conseguimos rapidamente que eles voltem ao normal

Shirley de Queiroz disse...

Olá Pedro,

Meu Caio não tem mais problema nenhum! Depois das sessões de fisioterapia, não ficou nem sinal do torcicolo! Foi tudo muito mais simples do que eu imaginei a princípio. Espero que com o seu Rafael também seja!

Larisa disse...

Pessoal! minha filhota Bibiana esta com o mesmo probleminha! ela tem 3 meses e meio..me identifiquei mto com o relato da mamãe do Caio.. Vou procurar logo uma fisioterapia..abraços!