terça-feira, 22 de julho de 2008

Religião

Domingo passado fui com Caiozinho à missa. Foi a solenidade de apresentação dele no templo e à comunidade. Na verdade, é uma tradição que surgiu com a apresentação de Jesus, como é narrado na passagem bíblica de Lucas 2, 25-40.

Foi um momento lindo, de músicas e orações envolventes, apesar de ter sido uma cerimônia simples. Claro, não era festa. Mas fiquei pensando: "Qual a importância de ingressar a criança na religião da mãe?"

O papai de Caio não tem religião. Acredita em Deus do modo dele, mas não nas pessoas. Acha os rituais vazios e as pessoas, falsas e hipócritas. É um direito dele. O fato de eu ser católica e ele ter esse pensamento não nos causa problemas. Até porque ele acha bom que eu dê um direcionamento religioso ao nosso filhote. (E se ele se opusesse, como seria?)

Minha cunhada é evangélica. Ela acredita que não se deve dançar, comprar brinquedos da Hello Kit ou assistir a filmes da Barbie, por exemplo. Só que minhas sobrinhas, de 5 e 2 anos, curtem tudo isso. Dá uma dó das meninas, mas entendo o argumento da mãe: "Quando elas crescerem, terão o discernimento delas, para escolher a religião delas. Por enquanto, eu sou responsável por sua educação, e vou guiá-las segundo o que eu acredito".

Assim também será com Caiozinho. Quando crescer, terá todo o direito de enxergar as coisas do jeito dele. Por enquanto, gostaria que ele fosse criado como eu fui (e como o pai dele foi também): confiando em Papai do Céu, fazendo orações antes de dormir, chamando Nossa Senhora de mãe. E também sabendo que sim, as pessoas fingem, e que você pode se decepcionar com elas. Mas a experiência de fé é individual, pessoal e intransferível.

Ps.: Procurei um artigo sobre a importância da religião para as crianças, mas todos que eu encontrei falavam apenas sobre a religião como parte da educação a ser dada aos filhos. Um deles (do professor Felipe Aquino) dizia assim: "Mas, o mais importante é você formar o seu filho para enfrentar 'qualquer problema e ambiente' longe de você, sem sofrer possíveis malefícios para a sua educação."

Burp!

Um comentário:

Mamãe e Papai Sampaio disse...

importante mesmo!!! Concordo plenamente... Analu tb ja começou a frequentar a nossa igreja?? Acha legal o som das musicas, as pessoas cantando, o teatrinho de marionetes... enfim... ela tem curtido! heheeh