domingo, 13 de julho de 2008

Todo Cuidado é Pouco!!!


Para ter um bebê em casa é necessário uma mudança radical na rotina, e uma infinita disponibilidade de tempo, pois, com a nova vidinha em suas mãos cada segundo é precioso...
Quando recebi Heloisa estava bem tranqüila, a experiência da minha primeira filha, Maria Eduarda, deixava-me confortável. Eu achava que podia cuidar do nenê sem maiores problemas. Mas, depois de alguns dias em casa pude comprovar: nenhuma pessoa é igual à outra, mesmo saíndo do mesmo lugar!
Aprendi (acho que ainda estou aprendendo) que nós seres humanos somos muito frágeis e que devemos agradecer ao Criador em todos os momentos. Heloisa nasceu com refluxo, a doença da moda, e vira e mexe nos dá sustos mesmo depositando nela todo cuidado e atenção que essa patologia merece.
O pior dos sustos, e que merece ser relatado aconteceu quando minha Helo tinha 18 dias de vida, amamentei, coloquei para arrotar, ela dormiu e pus no berço. A minha Duda, sempre muito atenciosa olhava sempre, mas, naquele dia Duda foi o anjo da guarda dela, pois, encontrou Heloisa sufocada...
Eduarda me chamou, e eu encontrei minha filha roxa, sem ar, os olhos quase parados, sem brilho... peguei-a do berço e vivi os segundos mais apavorantes e desesperadores da minha vida! Gritei, andei, e quando senti que estava perdendo meu bebê, tive a idéia de chupar o narizinho dela... aos poucos ela foi voltando, mas bem estranha... e eu pedia a Deus para que ela chorasse... e graças à Ele ela chorou!
Encaminhamos para o pediatra e seguimos a risca o que ele recomendou... está tudo bem agora... apesar dos sustos de vez em quando.

Por isso todo cuidado é pouco! Vai aí algumas dicas de cuidados com o seu bebê:

► A manutenção do leite materno é essencial, assim como deixar a criança no colo “em pé” para arrotar depois de alimentada por pelo menos meia hora antes de deitá-la. Se a criança já toma leite de vaca, às vezes poderá ser necessário engrossar com farinha de arroz ou milho.

► Fracionar a alimentação para que o estômago não distenda e o refluxo seja evitado. A quantidade de alimento deve ser menor por vez e dada em mais vezes ao dia. Alguns alimentos devem ser evitados como gorduras e frituras, chocolate, sucos cítricos (ácidos), café, refrigerante e iogurte.

A cabeceira do berço ou da cama da criança deve ficar elevada para que a ação da gravidade ajude o esvaziamento gástrico, assim como a posição de lado em cima do braço direito.

► Os casos mais sérios são tratados com medicação que auxiliam também no esvaziamento gástrico e neutralizam a acidez da substância do estômago. A indicação de cirurgia hoje é pequena devido ao bom desempenho dos medicamentos e dos cuidados na vida diária.

2 comentários:

Shirley de Queiroz disse...

Nem gosto de lembrar disso, Deus me livre!

MAs que menina linda, hein? Quem fez essa foto?

Kizzi Queirós disse...

puxa, Sheu!issodeve ter sido mesmo muito ruim..mae teve q fazer a mesma coisa com Moises...

mas, esses olhinhos pretos estáo arrasando, eih?Linda linda!!